• admin
  • Economia
  • Nenhum comentário

[ad_1]

O site do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) inaugurou nesta sexta-feira (18) uma ferramenta de consolidação de dados sobre os 50 maiores clientes dos últimos 15 anos. Segundo o BNDES, a Petrobras é o maior cliente do banco, seguido por Embraer e Norte Energia.

Além de um ranking dos maiores tomadores de empréstimos do banco, é possível encontrar no site informações sobre contratos de exportações brasileiras de engenharia para obras no exterior, principais projetos, de que empresas o BNDES é sócio e outras informações.

Pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro divulgou o link do BNDES em seu Twitter. “Ainda vamos bem mais a fundo! BNDES divulga interessante link identificando os países que usaram os recursos financeiros do Brasil e os motivos dos empréstimos. Tire suas conclusões”, afirmou.  

A mudança na apresentação dos dados havia sido anunciada pelo novo presidente do BNDES, Joaquim Levy, num evento no Rio. Levy já havia sinalizado que o caminho para abrir a “caixa-preta” das operações do banco seria simplificar a consulta dos dados no site.

Parte das informações já estava disponível na página do BNDES. Os dados sobre os empréstimos para a exportação de bens de capital – como aviões da Embraer ou ônibus da Marcopolo – estavam entre os poucos não informados.

Os valores contratados por operações estão disponíveis no site do BNDES pelo menos desde 2012, mas, a partir de 2015 o BNDES vem ampliando a quantidade de informações, incluindo juros, prazos e garantias. No fim de novembro passado, o banco passou a informar o ritmo de desembolsos de cada operação de crédito e o retorno líquido de cada investimento em ações. 

(Com Agência Estado) 



[ad_2]

Source link

Author: admin

Deixe uma resposta

um + 8 =