• admin
  • Economia
  • Nenhum comentário

[ad_1]

Por Marcelo Rochabrun

SÃO PAULO (Reuters) – Maior grupo de arrendamento de aeronaves da Ásia, a BOC Aviation disse na noite de quarta-feira que havia recuperado dois aviões Airbus A320 da Avianca Brasil, dias antes da quarta maior companhia aérea do país entrar com pedido de recuperação judicial. 

O pedido da Avianca Brasil na segunda-feira acontece em meio a perdas e ameaças de retomada de posse que afetariam 30 por cento de sua frota. A empresa conseguiu uma ordem judicial para suspender processos por não pagamento de vários locadores de aeronaves que buscavam recuperar seus aviões naquele mesmo dia. 

Mas Timothy Ross, porta-voz da BOC Aviation, que é baseada em Cingapura, disse em um e-mail à Reuters que a proprietária havia encerrado seus contratos com a Avianca Brasil e que conseguiu retomar dois de seus aviões antes do pedido de recuperação judicial.

A companhia aérea disse no mesmo dia do pedido que havia recebido ameaças de retomada de posse, e não que havia perdido parte de sua frota. 

Em nota, a Avianca Brasil culpou as empresas de leasing por sua resistência em “chegar a um acordo amigável” e disse que a decisão da justiça havia “liberado sua frota para conduzir voos planejados”.

Ao ser questionada na noite de quarta-feira sobre os dois aviões retomados pela BOC, a companhia aérea disse que mantinha o controle de todas as suas aeronaves após a abertura do pedido de recuperação judicial. A empresa não abordou diretamente o que havia acontecido nos dias anteriores ao pedido. 

A Avianca Brasil tinha 60 aviões em sua frota em junho, de acordo com a maioria de suas últimas declarações financeiras disponíveis. 

Um juiz ordenou que a Avianca Brasil devolvesse as aeronaves no dia 26 de novembro, e depois suspendeu a decisão quatro dias depois, de acordo com documentos do tribunal. Quando o juiz de falência decidiu que nenhum avião poderia ser retomado da Avianca, o juiz no caso de reintegração atualizou sua decisão. 

“Nada a dizer nesse momento,” escreveu, “por que a ordem para a retomada (de posse) já foi emitida”.

(Por Marcelo Rochabrun)

[ad_2]

Source link

Author: admin

Deixe uma resposta

dezoito − 18 =