• admin
  • Economia
  • Nenhum comentário

[ad_1]

O dólar comercial operava em alta de mais de 1%. Por volta das 9h30, a moeda norte-americana se valorizava 1,27%, cotada a R$ 3,916 na venda.

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, se refere ao dólar comercial. Para turistas, o valor sempre é maior.

PEC na Câmara impõe derrota ao governo

Afeta o mercado a aprovação, pela Câmara dos Deputados, de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que diminui o poder do governo para controlar o Orçamento.

Na noite de ontem, os deputados aprovaram em dois turnos, por ampla maioria, uma lei que obriga o pagamento de despesas que hoje podem ser adiadas. Na prática, os gastos públicos ficariam mais engessados. A medida agora segue para o Senado.

A PEC representa uma derrota para o governo Bolsonaro, em meio a uma disputa entre o Executivo e o Legislativo. O engessamento é o contrário do defendido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que quer desvincular totalmente o Orçamento, acabando com os gastos obrigatórios.

Reforma da Previdência parada

Também devem afetar as decisões de investidores hoje as notícias sobre a tramitação da reforma da Previdência no Congresso. Ontem, Guedes cancelou sua participação em uma audiência pública para discutir a proposta na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). A CCJ é o primeiro órgão colegiado a analisar a reforma da Previdência, e a ausência de Guedes aumentou as preocupações sobre as negociações.

No lugar de Guedes, foram enviados técnicos do ministério. A oposição criticou a atitude do governo e cancelou a sessão. Em um acordo de líderes, a comissão decidiu convidar Guedes novamente na quarta-feira da semana que vem (3). Se o ministro não for, ele será convocado e obrigado a comparecer.

(Com Reuters)

Entenda como funciona o câmbio do dólar

UOL Notícias

[ad_2]

Source link

Author: admin

Deixe uma resposta

dezenove + quinze =